8/20/09

POSTURA :Guitarra e microfone para facilitar o canto

Tocar e cantar ao mesmo tempo é, certamente, uma situação que todo guitarrista já enfrentou pelo menos alguma vez, já seja por falta de vocalista ou por vontade mesmo de soltar a voz. Então aparece o dilema de como conciliar o instrumento com o canto.
Claro que na hora da adrenalina acabam reinando os condicionamentos. Quer dizer, no meio do show fica difícil ter consciência dos detalhes. Então prevalecem os jeitos mais arraigados do músico que, na hora da emoção, não consegue pensar na técnica.
O ideal seria eliminar o esforço desnecessário na hora de cantar, tornando a emissão prazerosa. Para isso devemos livrar a voz dos empecilhos que possam vir a obstruir a passagem do som desde a sua origem, nas pregas vocais, até o mundo exterior e a cápsula do microfone. A postura do corpo joga assim um papel fundamental sendo que o guitarrista de mãos ocupadas é obrigado a manter uma posição fixa no palco sem a possibilidade de se deslocar ou de ajeitar microfones e pedestais a toda hora.
Relaxamento
- O pescoço, os ombros e as costas devem ficar relaxados. Qualquer tensão no corpo poderá se espalhar até a região da laringe, onde ficam alojadas as pregas vocais. Uma vez distendidas as musculaturas da região da garganta, as cordas vocais estarão livres para vibrar com facilidade diminuindo a resistência oferecida para o sopro. Assim, as notas agudas, serão emitidas com menor dificuldade.
- Os joelhos nunca devem permanecer travados para trás, evitando assim o encurtamento dos músculos das costas.
Posição do microfone no pedestal
- Lembre-se de posicionar o microfone na altura certa antes de começar o show. Uma vez iniciada a apresentação dificilmente você se tomará o tempo para ajeitar o equipamento e seria muito ruim ter que ficar até o final numa posição desconfortável ou que dificulte a emissão.
Imagine que suas vias aéreas devem ficar livres para permitir a passagem das ondas sonoras. A postura correta do cantor implica a musculatura posterior do pescoço alongada e a anterior encurtada, mantendo o queixo em ângulo reto com o peito.
Assim, um microfone alto demais ou baixo demais prejudicará o trânsito do som. Em ambos os casos, a laringe ficaria esmagada impossibilitando a livre vibração das cordas vocais.
O microfone numa posição alta demais obrigaria ao cantor a elevar a boca para alcançar a cápsula de captação. A coluna vertebral, então, acabaria empurrando as vias respiratórias e comprimindo o espaço aéreo e as pregas.
O pedestal numa altura baixa demais obrigará ao vocalista a abaixar o queixo esmagando a parte anterior do pescoço.
- Informe-se com o pessoal técnico sobre o tipo de microfone que será utilizado. Geralmente nos shows são usados aqueles do tipo unidirecional.Portanto, para encontrar a posição ideal que permita a captação da sua voz com toda sua potência você deverá imaginar a continuação de uma linha reta entre o final do trato vocal (o fundo da garganta quando olhamos no espelho) e o centro da cápsula do microfone.
Se você decidir fazer um investimento como vocalista, o ideal seria que você seu próprio microfone, o que lhe dará mais confiança no seu equipamento e proporcionará maior higiene, já que se trata de um objeto que muitas vezes encosta na boca dos cantores.

Afastamento do microfone em função das dinâmicas
-Na hora das notas agudas, a intensidade da emissão crescerá e você deverá se afastar do microfone para evitar saturação e manejar as dinâmicas da sua voz, mantendo um volume constante. Assim você deverá controlar a distância com a cápsula de captação durante o canto em função das mudanças. Nesses casos, é fundamental que a separação ocorra sem torcer o pescoço, mantendo uma posição que livre a laringe da pressão da coluna vertebral.
Se você posicionar um pé na frente do outro em vez de colocar eles de forma paralela, terá mais estabilidade para se afastar do microfone variando o apóio entre ambas as pernas. Evite virar a cabeça para os lados ou elevar queixo na hora de cantar. Lembre-se de jogar o maxilar pra baixo nos agudos sem levantar a cabeça.

No comments: