8/7/10

Teste de aptidão para fazer aula? WHAT?!

Oi Amigos!
faz tempo queestou pensando em conversar com vcs sobre uma situação sobre a qual fiquei sabendo e achei completamente ridícula, egoista, não profissional e básicamente própria de quem não tem capacitação para ser um professor de canto.
Alguns alunos me procuraram para fazer um "teste" para eu verificar se eles "poderiam"cantar.
Eles falaram que se deram mal em provas com outros professores que julgaram eles "sem talento para cantar".
WHAT?????
Isso me da muita raiva. Sei que muitas pessoas tem o sonho de cantar e fico com raiva daqueles pseudo professores que se acham com o poder suficiente de julgar o talento dos outros.
Seguramente o que deveria ser avaliado é a capacidade desses "Pseudo profissionais"de estarem lecionando. Toda a teoria da educação musical se baseia em desenvolver o potencial de cada aluno em qualquer nivel. Detectar a dificuldade e trabalhar para resolver os problemas.
É de uma ignorância e arrogância completa que qualquer "professor de canto" julgue numa primeira aula de "teste" quem pode cantar e quem não.
Tal vez seja que eu penso assim porque sou resultado do esforço e do estudo. Não sou autodidata. Tive que me esforçar para achar os mestres certos que me mostraram com o maior amor o caminho à ser trilhado.
A técnica não tem erro. Estudando é impossivel que o aluno não melhore. Tenho vários exemplos entre meus alunos que evoluiram de forma surpreendeente.Básicamente porque eles acreditaram neles e EU acredito neles e em mim como professora.
Em vez de julgar aos alunos aqueles "professores"que fazem teste deveriam se autoavaliar e pensar se realmente estão capacitados para lecionar.Aconselho á eles pesquisar sobre o desenvolvimento do potencial musical que todas as pessoas possuimos e que grandes pensadores da teoria musical expusseram.
Portanto,
NÃO DEIXE NINGUÉM TE DESANIMAR DIZENDO QUE VOCÊ CANTA MUITO MAL!
A OBRIGAÇÃO DO PROFESSOR É TE AJUDAR A DESENVOLVER TEU POTENCIAL. SE ELE NÃO FOR CAPAZ DISSO E TE REJEITAR, CONTINUA PROCURANDO POR UM PROFISSIONAL DE VERDADE!
ALGUEM QUE AME A MÚSICA E ESTEJA DISPOSTO A COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS!!!
SE VOCÊ QUER REALMENTE CANTAR, VOCÊ CONSIGUE!

5 comments:

Anonymous said...

Olá Srta. Lorna, boa noite. Meu nome é Thiago e de fato o que tu relatas é verdadeiro. Eu mesmo estou bem apreensivo para fazer um teste desses, pois estou há tempos buscando uma escola/professor de canto em Curitiba e uma das que me chamou a atenção exige justamente um teste de "afinação" (o qual é pago) para definir se o aluno é ou não capaz de desenvolver técnicas de canto.
Aproveito para lhe dizer que estou tbm te enviando um email para maiores informações à respeito de suas aulas.

Abraços!

LORNA said...

Pois é Thiago... Pensa bem!Abraço!

Carlos Nogarolli said...

Muito legal o que vc escreveu. Eu canto há vários anos, já, sem nenhuma técnica e ao longo desses anos, tenho aprendido que exatamente o que vc disse.

O seu texto é de fato um incentivo para continuar a se buscar sonhos e objetivos

Abraços

Wil Alexandre said...

Isso Ai Lorna, profissional de verdade está aii pra ensinar, e ñ rejeitar os alunos , 'se todos julgassem a si mesmo , ninguém seria julgado' . Isso aii , sem trabalho e dedicação ñ chegamos a lugar nenhum . Você esta de testemunha pra galera ver que correr atras do nosso sonho vela a pena!
bjo
fique na paz

LORNA said...

Fiquem ligados, por favor! Não deixem ninguém botar vcs pra baixo!